quinta-feira, 23 de junho de 2011

Isamara Alves fala sobre o ensino de música à distância

A seguir a entrevista de Isamara Alves para o site da Yamaha Musical do Brasil:

"Doutorada em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Educação pela mesma universidade, a flautista Isamara Alves atua na área de educação à distância no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSCar e, desde 2007, compõe o corpo de professores efetivos do Departamento de Artes e Comunicação da mesma instituição. Além disso, é especialista em Educação pela PUC-SP e possui bacharelado em Música - Flauta Doce pela faculdade de Artes Alcântara Machado (1996). 

O projeto do Governo Federal de educação musical à distância do qual a flautista faz parte, o UAB, tem como um de seus principais objetivos expandir a oferta de ensino superior gratuito e de qualidade para mais pessoas e, em lugares longínquos do Brasil.

As vantagens do projeto, segundo Isamara, são: a flexibilidade de espaço e tempo para estudo. "Nossas atividades são em grande parte assíncronas e realizadas num ambiente virtual de aprendizagem. O aluno precisa ter acesso a uma boa conexão com a internet e o pólo de apoio presencial oferece isso", afirma. 

Os pólos de apoio presencial são as unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por Municípios ou Governos de Estado, os pólos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos à distância.

"Excluiríamos muita gente se dependêssemos somente de recursos próprios. O aluno pode administrar qualquer hora do dia para fazer suas atividades, mas precisa estar disponível diariamente", completa Isamara.
O projeto é voltado para alunos trabalhadores e que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior logo após o término do Ensino Médio. O foco principal do programa UAB é a formação de professores. Interessados no programa podem acessar o site da UFSCar (www.ufscar.br) e procurar informações em Graduação - Cursos à Distância.

Sobre a importância do estudo da flauta doce para o desenvolvimento de carreiras musicais, Isamara expõe que não pensa a flauta doce como instrumento "trampolim" para carreiras musicais. "Ela é o instrumento pertinente à formação estética musical de quem se interesse por música. Pensá-la como instrumento de passagem é o que, muitas vezes, ajuda a ferir sua imagem e projeção como instrumento musical profissional tanto quanto outro. Entendo e reconheço que muitos projetos de iniciação inserem a prática da flauta doce como procedimento obrigatório, mas insisto com todos os meus alunos das licenciaturas (presencial e a distância) que esta vivência só será pertinente se soubermos trabalhar as especificidades da flauta doce, criarmos contextos musicais estimulantes, criativos e com orientação técnica responsável. As carreiras musicais serão favorecidas com práticas bem orientadas, fundamentadas, independente do instrumento de escolha, e realizadas por quem tenha domínio no instrumento", pontifica."

FONTE: 
http://www.yamahamusical.com.br/paginas/institucional/news-sopros/isamara-alves.html

Um comentário: