quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Amizade possível em um curso de Educação Musical à Distância

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar a minha experiência com minha turma no curso de Educação Musical na modalidade à Distância.

Quando fazemos um curso semi-presencial, realmente os contatos pessoais são menores do que um curso presencial. Acho que esta modalidade é realmente mais indicada como formação continuada ou para pessoas que já fizeram um curso presencial, passaram pela experiência do contato diário com professores e colegas, mas para muitos que trabalham ou moram longe dos centros acadêmicos, torna-se a primeira e única experiência em um curso de gradução através da educação à distância.

Na minha experiência, no início do curso tivemos a disciplina de Introdução à EaD. Começamos a nos conhecer através do recurso Fórum, ferramenta muito utilizada no Moodle (é uma plataforma de educação à distância, muito utilizado na EaD, como se fosse uma sala de aula virtual), e através de muitos fóruns fomos nos apresentando, reconhecendo pessoas com experiências parecidas ou mesmo diferentes, mas onde comecei a descobrir que tinha muito a aprender com esta turma. 

A partir das atividades de discussão sobre vários temas da disciplina, começamos a trocar idéias, a construir conhecimentos coletivamente, sempre mediadas por uma tutora muito dedicada, a nossa querida Gislaine, que nos mostrava como "amarrar" as nossas conversas. E os laços foram se estreitando...

Depois tivemos a primeira avaliação, onde nos conhecemos pessoalmente. Aí aquelas fotos com quem convivíamos nos diálogos mediados pela tecnologia se transformaram em pessoas concretas, de carne e osso, e muitos abraços...

No nosso primeiro encontro presencial, marcou-se o início de uma interação linda. Onde todos tínhamos muito a aprender e ensinar. A experiência profissional e pessoal de cada um tornou-se interessante, despertou curiosidade, sempre mediadas por muito respeito, que de início era somente uma ação orientada pela netiqueta, mas depois assumiu o seu sentido profundo do res-peito (com o peito, com o coração).

Este encontro, organizado pela tutora, tornou-se uma grande confraternização, onde comemos e bebemos, e cantamos... Sim, muitos músicos na turma, e aqueles que tinham pouca experiência enquanto estudantes de música também trouxeram seu amor e dedicação à música.

A partir disto, tívemos (e estamos tendo) muitas outras disciplinas. Discussões produtivas de cada tema que estudamos, mas que a partir deste laço inicial, se configurou em relações de amizade, em ajuda mútua quando estamos precisamos fazer um trabalho em grupo (sim pessoal, na EaD fazemos muitos trabalhos em grupo), e quando recorremos por alguma dificuldade em alguma matéria para colegas que já tem um conhecimento sobre o assunto.

A minha turma é realmente muito especial... A disposição para o fazer junto, aprender junto, com certeza influenciará a nossa prática enquanto educadores musicais. A experiência da cooperação em um mundo capitalista basicamente competitivo, mesmo que construída basicamente mediada por tecnologias, pelo computador, tem construído afeto entre nós.

E temos uma caminhada juntos por mais 2 anos... ou por toda a vida, pois mesmo distantes por morarmos em cidades diferentes, a rede nos ligará sempre!

Deixo abaixo o vídeo que fizemos do nosso primeiro encontro, organizado pela tutora Gislaine.

Turma do G3 Osasco, amo vocês!!!

Beijos no coração

4 comentários:

  1. Ownnn miga, fiquei emocionada com o texto. Realmente é uma turma apaixonante! E você sabe que eu vi exatamente este vídeo hoje à tarde? Eu queria colocá-lo no meu perfil do Myspace, mas não consegui fazer o download. Legal a nossa "conexão", hein! Porque eu fui buscar exatamente esse vídeo no youtube HOJE!!! Caracas!!!

    Sou extremamente grata a este curso da Ufscar que nos tem dado uma sólida formação em Educação Musical, aos professores/educadores e tutores virtuais que nos acompanham nesta jornada, às nossas queridas tutoras presenciais, e logicamente a cada lindo amigo do Curso. Vocês são realmente ESPECIAIS!!!!

    Sou muito FELIZ por participar deste grupo.

    Beijos, miga.
    Lice

    ResponderExcluir
  2. Eu também Lice!

    Beijinhos e valeu pelo comentário!

    Deb

    ResponderExcluir
  3. Madre Mia que calor! =D rsrs
    Que bacana! Adorei conhecer um pouco melhor essa turma cheia de talentos!
    Bela homenagem! =D
    Abs e boas postagens...

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Débora. Meu nome é João e sou professor de música em uma escola particular de Petrópolis, RJ. Não tenho formação acadêmica e em minha cidade não há faculdade de música ou de educação musical.Li em seu post que vc cursou Educação musical EAD. A UFSCAR não atende em minha ciade. Você conhece alguma instituição que seja EAD que possa me atender?
    Aguardo informações.
    Obrigado

    João Weinem

    jweinem@gmail.com

    ResponderExcluir