terça-feira, 31 de maio de 2011

Programas livres para edição de partitura e gravação

Olá pessoal,

Temos programas livres, ou seja, gratuitos, que facilitam bastante a vida do músico.

Para a edição de partituras, temos o software Musescore, que é um editor de partituras, com a maioria dos recursos normalmente usados em softwares pagos, que facilita bastante a escrita musical. Após escrever a partitura, você tem a opção de salvar em pdf, midi ou pelo próprio programa para depois reeditá-lo.

Para baixá-lo: http://musescore.org/  É só clicar no Download da versão 1.0 e instalar. Esta última versão funciona com mais eficiência das versões anteriores. Vale a pena!

Para realizar gravação de áudio, principalmente para quem faz gravações em casa de seus instrumentos, o Audacity também é uma boa opção. O Audacity, também livre e gratuito, possibilita através de uma linguagem simples realizar gravações em várias pistas, editar músicas, converte para wav e mp3.

Para baixá-lo: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt Além de baixar o Audacity, para que você consiga converter seus arquivos para mp3 é necessário o arquivo LAME. Baixe no: http://lame.buanzo.com.ar/

Depois de instalar o Audacity, na primeira vez que for salvar como mp3 ele solicitará o Lame. Então é só abrir onde salvou no seu computador que ele instalará o mesmo e converterá para mp3.

Grande abraço e qualquer dúvida, estamos por aqui!

2 comentários:

  1. Olá Deb!!

    Ótimas dicas, principalmente do Musescore. Já baixei a nova versão. Vale a pena mesmo. Bjs,
    Lice

    ResponderExcluir
  2. boa tarde baixei e instalei, só to com dificudades na hora de usar os ritornelo. quando coloco
    ele automaticamente coloca na coluna inteira do compasso, ainda nao entendi o pq q isso acontece
    na primeira coluna da até pra deixar invisivel alguns ritornelos , mas nas outras coluna nao da.
    se puder da uma ajudinha agradeço.

    ResponderExcluir